Em 06/07/2017 Texto: Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida
O coordenador do Núcleo Alagoano, professor José Menezes (foto ao lado), informou que o Seminário Internacional foi um intercâmbio acadêmico de cinco universidades: Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Itália que têm como eixo as experiências de auditoria da dívida em cada país, bem como as temáticas da dívida pública, da crise do capitalismo e da questão social. Houve também a Mesa da dívida pública, corrupção, democracia e direitos humanos. Cada participante expôs a experiência em seu país.
O seminário contou com a presença da coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da
Dívida Pública, Maria Lúcia Fattorelli, que teve papel importante na auditoria da dívida do Equador, resultando na anulação de 70% da dívida externa em títulos do país equatoriano. Com isso, os recursos liberados estão sendo empregados em saúde, educação e outros investimentos sociais.
Neste primeiro dia, tivemos as atividades:
A Mesa de Abertura contou com a reitora da Ufal, Valéria Correia, Maria Lúcia Fattorelli, representante da Faculdade de Serviço Social, do MPE, sindicatos e movimentos sociais. Logo depois tivemos a primeira mesa com o tema: A dívida Pública, Crise capitalista e Questão social Francesco Schettino, José Menezes Gomes. Na segunda mesa da manhã tivemos: A dívida pública latino americana e a Doutrina Espeche Luis Angel Espeche – UBA - Cátedra de Deuda.
E a tarde tivemos a brilhante palestra da auditora nacional Mária Lúcia Fattorelli com o tema: A dívida dos Estados, Reforma da Previdência e os direitos sociais, mostrando todo o esquema da dívida nacional e os organismos internacionais envolvidos.
Veja mais fotos abaixo do 1º dia do seminário.
Comments