A história da Revolução Russa marcou profundamente o século XX. Em mais de um sentido redefiniu as formas que moldaram os conflitos de classe, entre nações e culturais. Este evento impactou a história de todo o globo, seja por suas reverberações na maior nação em extensão territorial do mundo, seja por ter influenciado decisivamente a Primeira Grande Guerra ou, ainda, por ter animado o espírito e inspirado a luta de milhões de trabalhadores de todo o mundo.
A Universidade Federal de Alagoas tem, portanto, a grande honra de proporcionar este importante debate para estudantes, professores e entusiastas da História Contemporânea e das Ciências Humanas em geral. Serão três dias intensos, de debates e discussões, certamente acaloradas, que terminarão por debater sobre este tema tão fundamental dos séculos XX e XXI.
Abaixo os três dias de evento que aconteceram na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Dia 28/11
A mesa deste primeiro dia na parte da tarde foi "Resistências contemporâneas" com Lucas Gama (UFAL) e Luciana Araújo (UFAL). Já na segunda mesa, o tema foi "Democracia, liberdade e socialismo na América Latina" com Carlos Zacarias (UFBA) e Aruã Lima (UFAL), no auditório da reitoria.
Dia 29/11
Neste segundo dia de evento, tivemos a mesa "Dilemas da Transição" com Antonio Ugá (PCB), Adriano Nascimento (UFAL) e Gabriel Magalhães (IFAL), e na segunda mesa o alemão Bernhard H. Bayerlein, da Universidade do Rhur Bochum da (ALE), com o tema "As relações entre a Revolução de 1917 e os fracassos das Revoluções Alemãs de 1918 e 1923", no auditório da Biblioteca.
Dia 30/11
E neste terceiro e último dia, o tema da primeira mesa foi: "Os comunistas e os mundos do trabalho: sindicalismo vermelho" com Brenda Rupar (UNQ-CONICET) e Tiago Bernardon (UFPB), e Elizabeth Cancelli (USP) com o tema: "A questão negra e o conflito entre EUA e URSS", no mini-auditório da Biblioteca.
Comments