top of page

06/10 - 8º dia de exposições da Bienal

  • Foto do escritor: sombramaceio
    sombramaceio
  • 5 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura


Mesa formada e primeiro plano a convidada Luciana Boiteux, logo depois a reitora da Ufal Valéria Correia e depois o promotor de justiça José Carlos Castro. Foto: Sombra Maceió

Já neste antepenúltimo dia da Bienal, exposições independentes como a da Solar Discos vendendo outros produtos além dos já tradicionais vinis, stands com promoções de livros da atualidade por que passa o país hoje, O Ifal Alagoas com lançamento de livros, o Maceió Voluntário com música.

No auditório foi feito uma homenagem a um dos escritores marxistas mais conceituados do século XX para o XXI, que morreu no dia anterior, István Mészàros. Uma mesa onde se discutiu o momento crítico por qual passa o capitalismo no mundo e na visão de Mészàros. Tivemos os convidados: Fabiano César (IFAL/Satuba), Artur Bispo (UFAL), Osvaldo Maciel (UFAL), Sérgio Lessa (UFAL), mediado pela professora Edivânia Francisca de Melo (UFAL).

Logo depois, o Ciclo de Debates Programas de Extensão Cultura e Arte, Projetos: Cine Axé (Neab); Viramundo: notícias para discussão, organização e participação política (Proccaext); “Herança Africana” do Afoxé Povo de Exu - resgatando a cultura e a religião afro (Neab);Tragédias e cenas na escola pública:pedagogia e encenação (Proccaext); Memória e História: um inventário do patrimônio cultural de Santana do Ipanema/AL (Proccaext); Contando, ouvindo e recontando histórias (Proinart); Aquarela (Proccaext); Filarmônica do Pontal da Barra (Procaext); Coco Alagoano (Proinart) Mediador: Otávio Gomes Cabral Filho.

E o projeto piloto da Rádio Bienal fazendo o maior sucesso nesta 8ª Bienal, entrevistando grande pessoas que fizeram e ainda fazem acontecer na Ufal, como grandes professores e ex-professores, trabalhos de estudantes na graduação e pós-graduação, estudantes do intercâmbio Brasil-África, vários visitantes professores de outras faculdades (principalmente particulares) vislumbrados com o sucesso desta Bienal e também esses convidados dando entrevistas à Rádio. Pelos corredores encontramos vários stands com promoções de seus livros, o público mais em família trazendo crianças e adolescentes de várias idades para já irem se acostumando aos livros e a leitura e muitas fotos, grupos de amigos da cultura em vários colóquios culturais.

No stand da ONG - Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem com exibição de curtas metragens do diretor alagoano Nivaldo Vasconcelos. Após a exibição faremos um bate-papo com o diretor e convidados.temporâneo - IECPS, tivemos os escritores alagoano Pedro Onofre de Araujo e sua esposa a poetisa Maria Cléa Seixas de Araújo lançando seus últimos livros na feira.

Mais lançamento no stand oficial da Ufal, o Cantinho das Ideias com os lançamentos: Docência na Educação Superior de Vera Lucia Pontes dos Santos (pedagoga e mestra em Educação (PPGE/UFAL) e Raça, racismo institucional, ensino e práticas em saúde: ensaios, reflexões e ações para implementação do PNSIPN, Jorge Luiz Riscado, Saulo Luders Fernandes (Org.).

Exibição de curtas metragens do diretor alagoano Nivaldo Vasconcelos. Após a exibição faremos um bate-papo com o diretor e convidados. Os filmes, foram: Teresa, com Pam Guimarães e A gente não combina com essa sala, com Bruno Alves e Paula Gomes.

E a última cobertura dessa noite foi a apresentação da Aula Inaugural do Parlamento Jovem Universitário - Curso de Controle Social, com a prof e advogada Luciana Boiteux, com participação da reitora da Ufal, Valéria Correia e coordenado pelo promotor de justiça José Carlos Castro.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

© 2024 Blog Sombra Maceió Orgulhosamente criado com tecnologia  Wix.com

Apoio

Patrocinado por:

bottom of page