top of page
Buscar

14 a 17/05 - II Simpósio Nacional História e Marxismo - 200 anos de Marx e o capitalismo hoje


Encontro do GT História e Marxismo de 14 à 17 de maio em Maceió, fechou com chave de ouro as comemorações do mês marxista pelos 200 anos do nascimento do maior filósofo e crítico da economia política, Karl Marx. O evento ocorreu na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como será visto pelas fotos abaixo.

1º dia (14/05)


Mesa de abertura do Simpósio das comemorações de Marx na Ufal. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA DO 1º DIA

Auditório do ICHCA

Na mesa de abertura do evento, com o tema "A crise brasileira", Prof. Osvaldo Acioli (UFAL) como mediador, os debatedores Profs. David Maciel (UFG), Gelsom Rozentino (UERJ),

Marcos Ricardo (UFAL-Sertão) e o Prof. Otávio Cabral vice-diretor ICHCA (UFAL) fez a saudação agradecendo ao evento por sediar no departamento em que ele administra.

2º dia (15/05)


Prof. Marcelo Badaró (UFF) em sua explanação. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA DO 2º DIA

A primeira atividade do dia foi dividida em duas com as seguintes mesas:

Auditório do ICHCA

A mesa Mundo do Trabalho onde foram discutidos os seguintes sub-temas e seus debatedores, "Trabalhadores da construção civil e o caráter de classe da ditadura militar em Alagoas", com Renata Carla Silva de Gusmão (Mestranda do Programa de Pós-graduação em História-UFAL), "O crime como resistência no cotidiano operário: o caso das fábricas têxteis de Recife 1940-50", com Thúlio Francisco Aragão (Graduado em História-UFPE), "Estado, Direito e Dominação de Classe: a justiça do trabalho e a reprodução das relações sociais do capital", com Ademir Bezerra de Melo Jr. (Mestrando do Programa de Pós-graduação em História-UFPB) e "Maceió, Trabalho e Trabalhadores Urbanos: uma breve discussão sobre a experiência da classe trabalhadora no início do século XX", com Sandra Catarina de Sena (Estudante do Programa de Pós-graduação em História-UFAL), mediado pelo Prof. Gelsom Rozentino (UERJ).

Auditório da Filosofia

A mesa Crise do Capital, Neoliberalismo e Hegemonia onde foram discutidos os seguintes sub-temas e seus debatedores, "Intervenção da Chesf em Piranhas-AL: as relações de poder predominantes entre os anos 1970 à 2000", com Monielly Suelen Gomes Barboza (Mestranda

em História Social pela UFAL), "As revoluções sociais no pós-guerra: algumas reflexões sobre suas dinâmicas, sujeitos políticos e sociais", com Márcio Lauria Monteiro (Programa de Pós-graduação da UFF / Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisadores Marxistas NIEP-MARX-UFF) e "A imprensa quer governar: a proposta neoliberal do Estadão no pós-golpe", com Cássio Augusto Guilherme (UNIFESSPA-UEM), e mediada pelo Prof. David Maciel (UFG).

E a noite no auditório do ICHCA tivemos a mesa de debate com o tema "As lutas da classe trabalhadora e o combate às opressões: a atualidade das propostas de Marx" com os Profs. Igor Gomes (IFBA) e Marcelo Badaró (UFF).

3º dia (16/05)


Sala cheia na apresentação de trabalhos dos alunos na sala do ICAT. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA DO 3º DIA

Sala 06 ICAT

Neste terceiro dia na primeira atividade da tarde, tivemos as apresentações dos trabalhos com o seguinte tema geral: História das organizações de esquerda, onde foram discutidos os seguintes sub-temas e seus debatedores, "Feminismo e agroecologia: uma ponte para o desenvolvimento sustentável", com Débora Marcílio e Mabilly Gonçalves (Graduandas do Curso Superior Tecnólogo de Tecnologias em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO, campus Uruçuca), "Comunismo e Judaísmo no Pós-Segunda Guerra: a militância da professora Elisa Kauffmann Abramovich", com Guilherme Machado Nunes (Doutorando da UFRGS), "Os Vermelhos da tribo: Os Comunistas e o Caboclo Marcellino", com Marcelo da Silva Lins (Prof. Assist. do Dept. de Filosofia e Ciências Humanas (UESC) e doutorando em História (UFRRJ)), "Crise, luta de classes e tomada de consciência na República Oligárquica: apontamentos de pesquisa", com Carlos Fernando de Quadros (FFLCH/USP), "Terra, poder e cooperativismo no Oeste do Paraná - a Coopavel", com Irene Spies Adamy (UNIOESTE), mediada pelo Prof. Frederico Duarte Bartz (UFRGS).

Depois tivemos o debate "Historiografia, insurgências e silenciamentos" que foi debatida com os Profs. Aruã Silva de Lima (UFAL), Marcelo da Silva Lins (UESC) e Igor Gomes (IFBA), mediado pelo Prof. Eurelino Coelho (UEFS).

E a noite tivemos o debate "Direitas e classes dominantes" que foi debatido com os Profs.

Gilberto Calil (UNIOESTE), Elaine Fernandes (UFAL) e Fabiano Duarte Machado (IFAL) e mediado pelo Prof. David Maciel (UFG).

4º dia (17/05)


Explanação da palestra de encerramento do evento pela Prof. Virgínia Fontes no CIC. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA DO 4º DIA

Sala RAV do COS

E neste quarto e último dia de evento, abrimos a primeira mesa do dia com a apresentação de trabalhos com o seguinte tema geral: Marxismo, historiografia e trabalho, onde foram discutidos os seguintes sub-temas e seus debatedores, "O Método em Marx como um ontométodo", com Frederico Fernando Moises Lambertucci (Mestrando em Serviço Social na UFAL), "Trabalho: da necessidade humana a satisfação econômica", com Weny Brena Melo Souza (Discente, Curso de Serviço Social, Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ), "Contribuição à crítica da historiografia revisionista peruana (1994-2010)", com Guillermo Alexís Fernández Ramos (UEFS) e Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU), "Trabalho e educação no “capitalismo leve”: os movimentos do Capital na história do presente", com Andréa Giordanna Araujo da Silva (UFAL) "Precariedade

e flexibiização: elementos determinantes das relações de trabalho na atual etapa do capitalismo no Brasil”, com Jamilly Alexsandra e Jaqueline Lira (Graduandas de Serviço Social da UFAL, colaboradoras e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), mediada pelo Prof. Gelsom Rozentino (UERJ).

Mais tarde teve a mesa de debate que discutiu o tema "Ditaduras e democracias" com os debatedores e seus sub-temas: Profª. Carla Luciana Silva (UNIOESTE) - "A História que não passa: o que resta do golpe de 1964 no golpe de 2016", Prof. Eurelino Coelho (UEFS) - "A

Democracia entre golpes e os dilemas da esquerda" e Amaro Hélio Leite da Silva (IFAL) - "Historiografia dos Povos Indígenas de Alagoas: temas e problemas" mediada pelo Prof. Aruã Silva de Lima (UFAL).

E para a última mesa do evento, a Prof. Virgínia Fontes (UFF/FIOCRUZ) palestrou o tema "Imperialismo, Luta de Classes e o Capitalismo Hoje", mediada pelo Prof. Gilberto Calil (UNIOESTE), no CIC.

Link curto para compartilhamento: http://bit.ly/200marx-capital-hoje

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page