CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA
Nesse primeiro dia na parte da manhã, tivemos a solenidade de abertura da SBPC Educação que ocorreu no auditório da reitoria da universidade, com as presenças da Secretária de Educação de Maceió, ex-reitora da universidade e atual reitora honorária, Ana Dayse Dórea, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas, o ex-reitor da Ufal e também atual reitor honorário, Rogério Pinheiro, o diretor-presidente da Fapeal, o Prof. Fábio Guedes, representando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AL), Ricardo Lisboa, representante da SBPC, Pedro Hoffmann e a coordenadora da SBPC Educação e pró-reitora de graduação da Ufal, Sandra Regina Paz, onde ela abriu oficialmente a solenidade do esperado evento e desejando boas-vindas a todos da mesa e a todo o auditório presente.
Todos os presentes em suas falas viram a importância que é a SBPC para o Brasil e mais ainda esse evento acontecendo no Estado de Alagoas e na Universidade Federal de Alagoas. Todos em suas falas, agradeceram à todos os envolvidos na organização deste evento.
Também tivemos homenagens à dois professores da Ufal que à receberam in Memoriam, pelo forte reconhecimento e pela vasta contribuição para educação e pela luta dos direitos de um ensino de qualidade e para todos no estado de Alagoas. A pró-reitora Sandra Regina chamou para homenagear o professor Élcio de Gusmão Verçosa, Ivanilda Verçosa, para uma homenagem justa. E em seguida, a procuradora educacional, Jusciney Carvalho, proferiu discurso em nome da família da professora Anamélea de Campos Pinto.
Logo depois da solenidade, tivemos a palestra da Profª. Lisete Arelaro (USP), com o tema "Educação pública, restrição de gastos públicos e ameaças aos princípios democráticos: qual a responsabilidade social ? Qual soberania ?" no auditório da reitoria. E logo depois ela deu autógrafo de seu livro, como pode ser conferido na nossa galeria de fotos, clicando na foto destaque acima.
Uma grande novidade na 70ª SBPC, e Alagoas dá o ponta-pé inicial (pelo menos nas conferências no auditório da reitoria) na tradução das palestras em libras e a transmissão ao vivo para o CIC onde foi realizada a apresentação cultural e onde foi servido à todos os presentes um coffee break.
(Alguns trechos dos parágrafos acima foram tirado do site da ufal.br com algumas mudanças feita por nós).
CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA
Já na parte da tarde, tivemos as palestras na Biblioteca. No auditório A a palestra "Escola sem Partido: Fundamentos, práticas e repercussões na escola e na Universidade", com: Iran Barbosa (Educação-SE), Basile Christopoulos e (Maria Consuelo (SINTEAL/AL). Mediação: Sandra Regina Paz (UFAL).
No auditório B tivemos a palestra "1968 faz 50 anos: história, memória e esquecimento", com: Pedro Ernesto (UFES) e Lucileide Cardoso Costa (UFBA). Mediação: Anderson Almeida (UFAL).
E no auditório C da biblioteca da Ufal, foi a palestra "Educação básica e Base Nacional Comum Curricular: dilemas, desafios e possibilidades", com Itamar Freitas de Oliveira (UFS), Roseane Amorim (UFPB) e Marcia Serra Ferreira (UFRJ). Mediação: Mônica Patrícia da Silva Sales (UFAL).
No auditório do CIC foi a palestra com o tema "Educação em transformação: caminhos para promover uma educação pública de qualidade no estado de Alagoas".Laura Souza (SEDUC/AL), Ricardo Lisboa (SEDUC/AL) e Willany Felix (SEDUC/AL). Mediação: Suzana Maria Barrios Luis (UFAL).
A sessão de posters no térreo do CIC com apresentadores dos trabalhos acadêmicos e avaliadores.
Link curto para compartilhamento: http://bit.ly/1-dia-sbpc-educacao
Comments