top of page
Buscar

19/07 - Primeiro dia da SBPC Educação



Mesa formada na solenidade de abertura da SBPC Educação no auditório da reitoria da Ufal lotado. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA

Nesse primeiro dia na parte da manhã, tivemos a solenidade de abertura da SBPC Educação que ocorreu no auditório da reitoria da universidade, com as presenças da Secretária de Educação de Maceió, ex-reitora da universidade e atual reitora honorária, Ana Dayse Dórea, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas, o ex-reitor da Ufal e também atual reitor honorário, Rogério Pinheiro, o diretor-presidente da Fapeal, o Prof. Fábio Guedes, representando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AL), Ricardo Lisboa, representante da SBPC, Pedro Hoffmann e a coordenadora da SBPC Educação e pró-reitora de graduação da Ufal, Sandra Regina Paz, onde ela abriu oficialmente a solenidade do esperado evento e desejando boas-vindas a todos da mesa e a todo o auditório presente.

Todos os presentes em suas falas viram a importância que é a SBPC para o Brasil e mais ainda esse evento acontecendo no Estado de Alagoas e na Universidade Federal de Alagoas. Todos em suas falas, agradeceram à todos os envolvidos na organização deste evento.

Também tivemos homenagens à dois professores da Ufal que à receberam in Memoriam, pelo forte reconhecimento e pela vasta contribuição para educação e pela luta dos direitos de um ensino de qualidade e para todos no estado de Alagoas. A pró-reitora Sandra Regina chamou para homenagear o professor Élcio de Gusmão Verçosa, Ivanilda Verçosa, para uma homenagem justa. E em seguida, a procuradora educacional, Jusciney Carvalho, proferiu discurso em nome da família da professora Anamélea de Campos Pinto.

Logo depois da solenidade, tivemos a palestra da Profª. Lisete Arelaro (USP), com o tema "Educação pública, restrição de gastos públicos e ameaças aos princípios democráticos: qual a responsabilidade social ? Qual soberania ?" no auditório da reitoria. E logo depois ela deu autógrafo de seu livro, como pode ser conferido na nossa galeria de fotos, clicando na foto destaque acima.

Uma grande novidade na 70ª SBPC, e Alagoas dá o ponta-pé inicial (pelo menos nas conferências no auditório da reitoria) na tradução das palestras em libras e a transmissão ao vivo para o CIC onde foi realizada a apresentação cultural e onde foi servido à todos os presentes um coffee break.

(Alguns trechos dos parágrafos acima foram tirado do site da ufal.br com algumas mudanças feita por nós).


Na palestra do prProf. Iran Barbosa que falou sobre a Escola Sem Partido, no auditório A da Biblioteca. Foto: Sombra Maceió

CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA

Já na parte da tarde, tivemos as palestras na Biblioteca. No auditório A a palestra "Escola sem Partido: Fundamentos, práticas e repercussões na escola e na Universidade", com: Iran Barbosa (Educação-SE), Basile Christopoulos e (Maria Consuelo (SINTEAL/AL). Mediação: Sandra Regina Paz (UFAL).

No auditório B tivemos a palestra "1968 faz 50 anos: história, memória e esquecimento", com: Pedro Ernesto (UFES) e Lucileide Cardoso Costa (UFBA). Mediação: Anderson Almeida (UFAL).

E no auditório C da biblioteca da Ufal, foi a palestra "Educação básica e Base Nacional Comum Curricular: dilemas, desafios e possibilidades", com Itamar Freitas de Oliveira (UFS), Roseane Amorim (UFPB) e Marcia Serra Ferreira (UFRJ). Mediação: Mônica Patrícia da Silva Sales (UFAL).

No auditório do CIC foi a palestra com o tema "Educação em transformação: caminhos para promover uma educação pública de qualidade no estado de Alagoas".Laura Souza (SEDUC/AL), Ricardo Lisboa (SEDUC/AL) e Willany Felix (SEDUC/AL). Mediação: Suzana Maria Barrios Luis (UFAL).

A sessão de posters no térreo do CIC com apresentadores dos trabalhos acadêmicos e avaliadores.

Link curto para compartilhamento: http://bit.ly/1-dia-sbpc-educacao

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page