top of page
Buscar

07/04 - Ato do FÓRUM SUS: Contra o desmonte do SUS



Foi realizado no comércio do centro da cidade de Maceió, um ato em defesa do direito que é de toda população brasileira, que é o direito à saúde pública, gratuita e de qualidade pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Esse direito foi conquistado à muitas pena com muito sangue, suor e lágrima e ele pertence ao povo brasileiro e o Estado Brasileiro deve dar o suporte necessário. Então, estudantes, trabalhadores, movimentos sociais e a presença da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), fizeram presença neste ato esclarecendo a população sobre a importância deste direito conquistado que o governo federal quer tirar.

O SUS é direito conquistado por gerações de lutadoras e lutadores. Partiu da necessidade do povo oprimido pelo direito à saúde, sendo garantido constitucionalmente como resultado de resistência e luta. Porém, durante todo este período, tivemos aqueles que se opuseram à sua construção, como os grandes empresários do setor saúde e seus representantes políticos, que atendem aos seus interesses no legislativo. Esses interesses não permitiram a construção de um sistema de saúde como realmente a população merece e, por isso, hoje apresenta diversas ameaças, falhas e desafios.

Atualmente, a existência do SUS se vê ameaçada por diversos fatores. Seja a partir do congelamento do orçamento da saúde por 20 anos, diminuindo sua cobertura e qualidade, que já se encontra precária. Além da adoção de planos populares de saúde, que além de ser pago, tem uma cobertura ainda mais restrita. Por fim, temos as diversas formas de privatização, através das Organizações Sociais (OSs), que tem também diminuído a cobertura do mesmo, além das diversas denúncias de corrupção.

Diante de tais ameaças, enfatizamos a importância de toda a população unir-se na luta pela saúde estatal, gratuita e de qualidade para todos. Nenhum governo é maior que a vontade do povo organizado. Nenhuma medida tomada tem que ser encarada como eterna. É nosso dever defender esse direito arduamente conquistado e buscar por meio da organização popular a resolução dos grandes problemas a serem resolvidos. Precisamos continuar na luta pela garantia desses direitos e por um SUS que realmente funcione como foi proposto e sonhado!

O SUS é nosso ninguém tira da gente,

direito garantido não se compra e não se vende!!!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter
bottom of page