Aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) as comemorações para não ser jamais esquecido o período em que várias partes do planeta tiveram em seus países uma onda de revoltas populares contra o autoritarismo, ou seja, a instalação do Totalitarismo, regime ditatorial como eram conhecidos os regimes nazistas e fascistas na 2ª Guerra Mundial, os mais conhecidos na época.
"O Maio de 1968 surgiu na França, no contexto de luta pela liberação sexual, pela ampliação dos direitos civis e pela revisão dos costumes feita por lutas políticas, obras filosóficas e a euforia juvenil.
No dia 2 de maio de 1968, estudantes franceses da Universidade de Nanterre fizeram um protesto contra a divisão dos dormitórios entre homens e mulheres. O movimento foi ampliado com outros universitários franceses e grupos políticos partidários, que reivindicavam o fim de posturas conservadoras. Os estudantes passaram a exigir a renúncia do presidente Charles de Gaulle, considerado um conservador, e a convocação de eleições gerais eram as novas propostas dos manifestantes. A partir daí a cidade de Paris se transformou palco de confrontos entre policiais armados e manifestantes.
No dia 18, os trabalhadores protagonizaram uma greve geral de proporções alarmantes. Mais de 10 milhões de trabalhadores cruzaram os braços exigindo melhores condições de trabalho. Acuado pela proporção dos episódios, o presidente Charles de Gaulle se refugiou em uma base militar alemã, concedeu um abono de 35% ao salário mínimo e convocou novas eleições legislativas.
O movimento de Maio de 68 indicou uma mudança de comportamentos. As artes, a filosofia e as relações afetivas seriam o espaço de ação de um mundo marcado por mudanças".
Com informações da Ufal, Sindjus-AL e Wikipédia
Abaixo, colocamos os três dias desse seminário que reuniu alguns pesquisadores e professores locais e nacionais que nos trouxeram excelentes e valiosas informações.
Dia 29
CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA
Neste dia a na parte da manhã tivemos o o mini-curso de cinema do Prof. Dr. Romero Venâncio, o "Maio de 68 & o Cinema".
À tarde tivemos a palestra de abertura do evento com o prof. Osvaldo Coggiola (USP) e logo depois a palestra do prof. José Menezes (UFAL).
Já na parte da noite tivemos a mesa-redonda com o tema central: Maio de 68: Américda Latina e o Anti-imperialismo com o Prof. Dr. Gonzalo Rojas (UFCG) e logo depois o Prof. Dr. Artur Bispo (UFAL).
Dia 30
CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA
No dia 30, a continuação do curso de cinema com o prof. Romero Venâncio.
À tarde, mais uma mesa-redonda com o tema central dela "Educação e Revolução" o prof. Dr. Osvaldo Coggiola (USP) e logo depois a profª Drª Goorgia Sobreira (UFAL).
E a noite mais uma mesa-redonda tendo como tendo como tema central "Maio de 1968: Arte e Revolução", tendo a primeira fala com o Prof. Dr. Romero Venâncio (UFS) e depois o Prof. Dr. Mayk Andreele Nascimento(UFAL).
Dia 31
CLIQUE NA FOTO ACIMA PARA ACESSAR A GALERIA
E no último dia de evento, a última pate do mini-curso Cinema e Revolução com o Prof. Dr. Romero Venâncio (UFS).
À tarde tivemos a penúltima mesa do evento com o tema central "Maio de 1968: Mulheres e Resistência às ditaduras na América Latina" com as Profªs Drªs Marli de Araújo Santos (UFAL) e depois Ana Clara Magalhães de Medeiros (FALE-UFAL).
E a noite na última mesa do evento com o tema central "Reforma ou Revolução", tivemos os Profs. Aruã Lima (UFAL) e logo depois Maurício Ferreira (Doutorando em História pela (UFRRJ).
Link curto para compartilhamento: http://bit.ly/50-anos-maio-de-68
Comments